sábado, 3 de maio de 2014

Conheça a Diferença Entre Botox, Peeling e Preenchimento








Alguns procedimentos estéticos já parecem tão banais quanto ir à manicure. Mas, você sabe de verdade qual a origem e para que fins foi desenvolvido o Botox, por exemplo? "A toxina botulínica é uma substância extraída de uma bactéria, o Clostridium botulinum, e tem a capacidade de paralisar e relaxar temporariamente a musculatura, diminuindo assim as rugas", esclarece a especialista em cosmiatria, Raquel Tancsik Cordeiro. Esta toxina é a substância causadora do botulismo (doença que paralisa a musculatura do corpo), porém, se utilizada em pequenas doses, não é capaz de desencadear a doença. 

"O Botox é mais comumente utilizado para tratar as marcas de expressão do terço superior da face (pés de galinha, testa e o músculo entre as sobrancelhas). Atualmente, o enfoque deste procedimento é relaxar a musculatura de forma a prevenir o surgimento de rugas profundas, mas sem perder a aparência natural, sem perder a mímica facial", afirma a cosmiatra.

No entanto, nem sempre isso é o que acontece. Exagerar na dose ou cair na mão de um profissional inexperiente pode resultar em hematomas, perda de expressão, queda das pálpebras e enfraquecimento dos músculos. A dermatologista Ana Lúcia Récio também adverte sobre altas doses aplicadas no pescoço: podem causar enfraquecimento dos músculos flexores e, às vezes, dificuldade temporária para deglutir", alerta. Além de pescoço e região dos olhos, recorre-se à aplicação de Botox no colo e cantos da boca, que caem com o tempo, deixando um ar triste. 

A médica nutróloga Daniela Hueb cita outras indicações clínicas para o medicamento Botox: "trata o incômodo problema da transpiração excessiva nas axilas, nas palmas das mãos e dos pés, resolve o estigma dos tiques nervosos e algumas paralisias faciais, sem falar no seu uso na medicina em geral: estrabismo, dores de cabeça, incontinência urinária, paralisias de mão e braços, entre outros". Porém, mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas que fazem o uso de antibióticos e as alérgicas ao produto devem manter-se longe deste procedimento. 

A aplicação do Botox é feita com agulhas finas na área a ser corrigida. "Normalmente são feitas três aplicações entre as sobrancelhas e três na parte externa da cada olho (no local correspondente aos pés de galinha), sem necessidade de anestesia", afirma a Ana Lúcia. O cirurgião plástico, Marco Túlio, explica que o melhor resultado se dá quando o frasco com a toxina botulínica é aberto quase no momento da aplicação. Segundo ele, não é recomendado reaproveitar ou armazenar doses que sobraram no frasco, assegure-se disso. 

O procedimento demora cerca de 20 minutos e a recuperação é rápida. "Os resultados começam a aparecer 48 horas após a aplicação, chegando ao final em 14 dias", diz Daniela. Depois da aplicação, o ideal é que a pessoa fique sem deitar nem tocar o rosto por quatro horas. "Já movimentar insistentemente os músculos corrigidos, franzindo ou enrugando a testa, as sobrancelhas ou os olhos, otimiza os efeitos", afirma a dermatologista.


Outros métodos que comumente prometem rejuvenescer, segundo a cosmiatra Raquel, são os preenchimentos. "Eles são geralmente realizados com uma substância chamada ácido hialurônico, que tem o objetivo de redefinir contornos e tratar rugas estáticas (vistas mesmo com a face relaxada), como o famoso bigode chinês, além de repor volume facial", diz. Há ainda os peelings químicos (abrasivos) e lasers, que permitem atenuar marcas senis através de ações mecânicas ou de radiação. 

O importante, sempre antes de realizar estes procedimentos, é procurar um profissional capacitado para que tenha orientações a respeito de que procedimento é mais indicado para cada caso. Para Raquel, além disso, é preciso ter em mente que estes são procedimentos complementares ao acompanhamento dermatológico periódico e tratamento constante da pele.


**  Este  texto  foi  oferecimento  da  Clínica  Espaço  Derma  que  oferece  aos  seus  clientes   todos  os  tipos  de  tratamentos  referidos  no  texto.  


62-3932-8717




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Day by Day Sheyla Doumit